Iniciativa da FMUP debateu importância da investigação translacional para a clínica
Iniciativa da FMUP debateu importância da investigação translacional para a clínica
A importância da investigação translacional para a clínica foi o tema da Annual Student Research Conference, que decorreu no dia 22 de outubro, no Edifício Abel Salazar, no Porto, com a chancela do bicentenário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Coordenada por Francisco Cruz, subdiretor da FMUP, a iniciativa integrou-se no programa da EUGLOH Annual Summit 2025 “From Vision to Impact: European Universities Shaping EU Innovation and Competitiveness”. Ao seu lado, na apresentação, esteve Ana Charrua (também FMUP/RISE-Health).
Em três mesas redondas sobre Oncologia, Cardiologia e Neuroengenharia, os oradores, todos professores e investigadores da FMUP, apresentaram resultados dos seus projetos científicos, com grande potencial de translação para a clínica. O objetivo é partir do laboratório e desenvolver soluções que possam melhorar o diagnóstico e o tratamento de várias doenças.
Raphaël Canadas, Pedro Mendes Ferreira, Patrícia Monteiro, Luís Jacinto (todos FMUP/RISE-Health) e Paula Soares (FMUP/i3S) falaram da investigação que têm feito em áreas como o cancro da bexiga, doenças cardíacas, perturbação obsessivo-compulsiva e autismo.
Dirigida sobretudo a estudantes de pós-graduação, esta sexta edição da Annual Student Research Conference (ASRC) constituiu uma oportunidade única para que estudantes de toda a Europa debatessem a Saúde Global.



