FMUP distingue vencedores do concurso de fotografia do Bicentenário

FMUP distingue vencedores do concurso de fotografia do Bicentenário

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) anunciou hoje os vencedores do concurso de fotografia “Retratos da Assistência Médica na Cidade do Porto”.

A participante Dídia Barbosa, auxiliar de ação médica na CUF, foi a grande vencedora. Vasco Azevedo, estudante no ISCAP, e Caíque Bouzas, fotojornalista brasileiro, completaram o pódio na segunda e terceira posições, respetivamente.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar esta manhã, na Sala dos Conselhos da FMUP. Além dos premiados, estiveram presentes os representantes institucionais da FMUP e da CUF, instituição parceira desta iniciativa, que contou também com o apoio do Jornal de Notícias.

Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, destacou a “estética, a qualidade artística e a emoção presentes nas fotografias vencedoras”, sublinhando o talento e a sensibilidade dos autores.

Já Francisco Cruz, subdiretor da Faculdade de Medicina, lembrou a “tradição artística que acompanha a instituição desde os seus primórdios”, enaltecendo as três dimensões da atividade clínica refletidas nas imagens: o nascimento, a assistência e a dedicação dos profissionais de saúde.

Por fim, Gonçalo Marcelino, administrador da CUF, felicitou a Faculdade de Medicina pelo seu Bicentenário, elogiando esta “fantástica iniciativa”, que se seguiu à exposição comemorativa dos “80 anos da CUF”.

Este concurso de fotografia, integrado nas comemorações do Bicentenário da FMUP, desafiou fotógrafos profissionais, amadores e entusiastas a registar diferentes olhares sobre esta história, refletindo o seu impacto na comunidade e na evolução da saúde e da educação médica na Invicta.

Foto: Dídia Barbosa, Caíque Bouzas e Vasco Azevedo