FMUP coordenou 3.ª edição do Blended Intensive Programme in Geriatrics

FMUP coordenou 3.ª edição do Blended Intensive Programme in Geriatrics

Coordenada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e integrada no programa de celebrações do seu Bicentenário, realizou-se, entre 11 de junho e 18 de julho, a 3.ª edição do Blended Intensive Programme in Geriatrics (BIP).

A iniciativa, que se insere no âmbito do Programa Erasmus+, voltou a juntar estudantes e recém-graduados em Medicina e áreas afins e professores de várias Universidades europeias, apostando na mentoria e culminando na apresentação e discussão dos trabalhos realizados.

Para Francisco Cruz, subdiretor da FMUP e coordenador desta 3.ª edição, o balanço é muito positivo. “Para além de aumentar a mobilidade, este programa facilita o networking entre estudantes e professores que fazem parte do consórcio EUGLOH – European University Alliance for Global Health”, afirmou. Constitui também “um estímulo” para os docentes, permitindo a troca de conhecimentos e de experiências com colegas de outros países, num tema que é “absolutamente crítico”.

Lia Fernandes, professora da FMUP e coordenadora da 1.ª edição, considera que esta iniciativa tem sido “um modelo exemplar de cooperação internacional em saúde, aliando inovação pedagógica, mobilidade académica e partilha de boas práticas”.

De acordo com a especialista, esta 3.ª edição representa “a consolidação de uma iniciativa absolutamente inovadora” e a afirmação da FMUP como “uma instituição de referência na internacionalização e na formação na área da Geriatria”, permitindo estabelecer “pontes de colaboração” com diversas universidades as Universidades de Semmelweis (Hungria) e Salamanca (Espanha), com a colaboração das Universidades de Eötvös Loránd (Hungria) e Santiago de Compostela (Espanha), a que se somaram nesta 3ª Edição a Universidade de Paris-Saclay (França) e Johannes Gutenberg University (Alemanha).

Quanto aos estudantes, são provenientes de países como a Hungria (Universidades de Semmelweis e de Szeged), Eslovénia (Universidade de Maribor), Itália (Universidades de Trento e Humanitas), Roménia (Universidade de Tirgu Mures), Lituânia (Latvia University), Croácia (Universidade de Rijeka), Irlanda (RCSI University of Medicine and Health Sciences), Bulgária (Medical University of Plovdiv) e Grécia (University of Peloponnese).

A coordenação da próxima edição será da responsabilidade de Carlos Vaz, professor da FMUP, que espera alcançar o mesmo sucesso das edições coordenadas pelos seus antecessores. “A Geriatria é uma área em grande desenvolvimento. Na Europa, com o envelhecimento da população, precisamos de ter conhecimentos nesta área, que é transversal a todas as especialidades. Apesar disso, verificamos que a Geriatria é um parente pobre das Faculdades na pré-graduação. O facto de termos a oportunidade de trabalhar com outras Universidades e com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas contribui para melhorar a consciencialização para este problema”, afirma.